» 
alemão búlgaro chinês croata dinamarquês eslovaco esloveno espanhol estoniano farsi finlandês francês grego hebraico hindi holandês húngaro indonésio inglês islandês italiano japonês korean letão língua árabe lituano malgaxe norueguês polonês português romeno russo sérvio sueco tailandês tcheco turco vietnamês
alemão búlgaro chinês croata dinamarquês eslovaco esloveno espanhol estoniano farsi finlandês francês grego hebraico hindi holandês húngaro indonésio inglês islandês italiano japonês korean letão língua árabe lituano malgaxe norueguês polonês português romeno russo sérvio sueco tailandês tcheco turco vietnamês

definição - TV_Globo_Internacional

definição - Wikipedia

   Publicidade ▼

Wikipedia

TV Globo Internacional

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Este artigo ou secção possui passagens que não respeitam o princípio da imparcialidade.
Tenha algum cuidado ao ler as informações contidas nele. Se puder, tente tornar o artigo mais imparcial.
Nota: Esta página é sobre a rede brasileira de televisão. Para outras atividades da mesma empresa, consulte Organizações Globo.
TV Globo Internacional
Globo Comunicação e Participações S.A.

Logotipo da TV Globo
Gênero/Tipo
País Brasil
Fundação1999
Extinção
FundadorRoberto Marinho
Pertence aOrganizações Globo
ProprietárioRoberto Irineu Marinho
Antigo Proprietário{{{ex-proprietário}}}
PresidenteRoberto Irineu Marinho
Vice-presidenteJoão Roberto Marinho
Cidade de origem
Sede
Estúdios{{{estúdios}}}
SloganA gente se vê por aqui BR
Formato de vídeo240i (LDTV)
480i (SDTV)
720p,1080i (HDTV)
Principais telespectadores{{{faixa_etaria}}}
Afiliações{{{afiliações}}}
Cobertura97 Países
Significado da sigla{{{significado letras}}}
Emissoras próprias
Emissoras afiliadas{{{afiliadas}}}
Cobertura internacional{{{internacional}}}
Nomes anteriores
Nomes posteriores
Página oficialwww.tvglobointernacional.com.br
Disponibilidade por cabo
DSTV ÁfricaCanal 518
TV Cabo MoçambiqueCanal 223

A TV Globo Internacional (conhecido também pelo acrônimo TVGI) é um canal à la carte, transmitido 24 horas via satélite e cabo com os parâmetros digitais, totalmente em português brasileiro. Seu público-alvo é de aproximadamente 5,5 milhões de pessoas, incluindo brasileiros, portugueses e lusófonos. Atualmente, estão disponíveis a aproximadamente 500 000 assinantes premium em todo o mundo.

A TV Globo Internacional oferece mais de quatro mil horas/ano de programas de entretenimento, incluindo novelas, minisséries, festivais de música, programas humorísticos, documentários, noticiários e futebol ao vivo. O sinal do canal é gerado pela TV Globo no Rio de Janeiro, e transmitido via satélite para os diferentes distribuidores internacionais. O acesso ao canal se dá através de operadores locais de cabo ou satélite. Atualmente, estão disponíveis em 115 países nos cinco continentes: África, Américas, Ásia, Europa e Oceania.

  • Aviso Importante: A Globo Internacional não transmite Fórmula 1 , Big Brother Brasil e nenhum filme ou desenho dos Estados Unidos.
  • No Japão a Globo Internacional é trasmitida pela IPCTV a única rede afilada da Rede Globo de televisão.

Índice

História

Anos 90

Foi criada em 1999, no propósito de atrair telespectadores brasileiros no exterior, o primeiro sinal da emissora foi transmitido para o Canadá e para os Estados Unidos. Aos poucos, foi lançando outros canais em outros países como Portugal, México, Japão, etc.

Em 1999, entra no ar a novela Suave Veneno, que substituiu Torre de Babel no horário nobre, mas diferentemente da antecessora que conseguiu driblar a concorrência, a trama não teve a mesma sorte e detém até hoje o título de menor audiência dentre as novelas do horário das 20hs. No mesmo ano entra no ar o Samba, Pagode & Cia, exibido nas tardes de sábado. Mas o programa é o maior fracasso do ano da emissora, perdendo para concorrentes e é extinto em menos de 4 meses. A rede coloca no ar Garotas de Programa, mas tira do ar por baixa audiência.

No mesmo ano, entra no ar Muvuca aos sábados, mas a mudança para quarta-feira (em motivo da grande audiência da estréia do Caldeirão do Huck), concorrendo diretamente aos programas Ratinho e Leão Livre, provoca a extinção em 2000. Para combater o crescimento desses programas, a rede produz e exibe a novela Terra Nostra, com sucesso de audiência.

2000

Em 22 de abril de 2000, a rede passa transmitir o festival Brasil 500 Anos, iniciado em 1998, em comemoração aos 500 anos da descoberta do Brasil, com diversos políticos, entre eles os presidentes Fernando Henrique Cardoso (do Brasil) e Mário Soares (de Portugal), apesar dos indígenas e setores ligados aos partidos de esquerda tentarem sabotar o evento com vários artistas inclusive a dupla Sandy & junior.

Em abril, estreia o Caldeirão do Huck, com a apresentação de Luciano Huck que estava na Band, comandando o H, e mais dois apresentadores assistentes, Emílio Surita e Marcos Chiesa. Neste mesmo mês estreiam na emissora dois novos programas comandados por apresentadores que estavam no SBT: o Programa do Jô comandado por Jô Soares e o Altas Horas, com Serginho Groisman (os dois programas nas madrugadas de segunda a sábado).

Em Junho estreia a novela Laços de Família, protagonizada por Vera Fischer, que abordou temas como a prostituição e a leucemia, através da personagem de Carolina Dieckmann, portadora da doença. Graças a personagem o número de doadores de medula cresceu, graças ao merchandising social. Apesar dos trunfos, em novembro de 2000, a emissora é obrigada a pagar multa de R$ 30 mil à Justiça do Estado do Rio de Janeiro, por exibir menores em situações impróprias na novela, culminando na saída temporária do elenco infantil e pré-adolescente, dentre eles a atriz Júlia Almeida, filha do autor da novela Manoel Carlos, na época com 16 anos.

O primeiro reality-show brasileiro, No Limite vai ao ar no final do mês de julho. O episódio do dia 13 de agosto chamou a atenção do público em uma prova em que os participantes tiveram que comer olhos de cabra.

Em setembro, devido ao fuso horário e os programas, transmite apenas na madrugada, as Olimpíadas de 2000, da Austrália.

Anos 2000

2001

Em janeiro estreia a minissérie Os Maias, baseada na obra de Eça de Queiroz, protagonizada por Fábio Assunção e Ana Paula Arósio, apesar do horário tardio, a minissérie teve boa aceitação por parte da crítica especializada.

Em abril, entra no ar todos os domingos, Sociedade Anônima, programa comandado por Cazé Peçanha. O programa é um fracasso de audiência e é retirado do ar no último domingo de maio. Nesse mesmo mês, estréia ás quintas-feiras, o seriado A Grande Família que ganhou destaque na programação por suas diferentes histórias, diferente da sua primeira versão de 1972 e está no ar atualmente.

Em agosto estreia a minissérie Presença de Anita, baseado no romance de Mário Donato e escrita por Manoel Carlos. Durante sua exibição, a minissérie causou polêmica, por conta das constantes cenas de nudez e de sexo, protagonizadas pela então estreante Mel Lisboa, que protagonizou a minissérie. Mesmo com todas as críticas, a minissérie foi um grande sucesso de público e crítica, sendo vendida para vários países.

Em 11 de setembro, a emissora interrompe a programação infantil e transmite o maior atentado da história dos Estados Unidos, chamado de "Atentados terroristas nos Estados Unidos", chegando a cancelar os telejornais locais, Globo Esporte e Vídeo Show, mas exibe o Jornal Hoje. A rede transmite nos telejornais todos os dias o desenrolar dos atentados, dos bombardeios dos Estados Unidos contra o Afeganistão, quando houve queda do regime taliban e a posse do novo governo, até meados de 2002.

Em 2 de Outubro vai ao ar a novela O Clone, que abordava a clonagem humana, dependência química e a cultura islâmica, de uma forma muito bem sucedida. A história protagonizada por Giovanna Antonelli e Murilo Benício, foi a responsável por popularizar as danças árabes, costumes e pelos bordões como o de Dona Jura, interpretada por Solange Couto: Né brinquedo não!. O sucesso da novela não ficou restrito apenas no Brasil, em vários países a trama fez um sucesso estrondoso. Fazendo inclusive com que a trama fosse uma das mais vendidas em todo mundo, consagrando a autora Glória Perez e o diretor da novela Jayme Monjardim.

Em 19 de Outubro, estréia a segunda versão do Sítio do Pica-Pau Amarelo, desta vez mais evoluído, e sua primeira versão havia sido transmitida em 1977 á 1986, a segunda versão durou até 2007.

Em novembro, o programa Fantástico, perde pela primeira vez a liderança absoluta no horário (20-22hs), em 25 anos, para o reality-show Casa dos Artistas, exibido pelo SBT, provocando processo da Globo contra SBT, alegando que é uma cópia do Big Brother Brasil (que seria exibida em janeiro de 2002).

2002

Em abril, é exibido o último episódio do Sai de Baixo, apesar de ser uns dos maiores sucessos pela Globo na década de 1990. O horário do programa humorístico é ocupado pelos filmes do Domingo Maior.

No mesmo ano, a rede transmite com exclusividade a Copa do Mundo de 2002, vencida pelo Brasil, ao conquistar o pentacampeonato. Apesar dos jogos serem transmitidos nas madrugadas, registra umas das maiores audiência da história da emissora, acima de 85 pontos e picos de 92, segundo o IBOPE.

Em junho estreia a novela Esperança, que por causa do enredo muito semelhante ao de Terra Nostra e o início do horário político, fizeram os índices de audiência despencarem. Além disso, o autor da trama Benedito Ruy Barbosa estava doente e precisou deixar de escrever a novela. O autor Walcyr Carrasco concluiu a novela durante a ausência de Benedito. Em outubro do mesmo ano, a Rede globo apresenta o show da dupla Sandy & junior como especial de dia das crianças no estadio do maracana, com público de 70 mil pessoas no dia 12 de outubro com media de 18 pontos no IBOPE.

2003

Logo no início do ano, em 7 de janeiro, a emissora leva ao ar a minissérie A Casa das Sete Mulheres. Baseada no romance de mesmo nome da escritora gaúcha Letícia Wierzchowski, a minissérie retratava a cultura gaúcha e a Revolução Farroupilha. Durante a sua exibição conseguiu altos índices de audiência, a ponto de ser reapresentada três anos depois, novamente com sucesso.

Em 17 de fevereiro, estreou a novela Mulheres Apaixonadas, escrita por Manoel Carlos e dirigida por Ricardo Waddington. A novela protagonizada por Christiane Torloni, Tony Ramos e José Mayer, abordou temas polêmicos como a violência contra a mulher, homossexualismo, maus tratos a idosos e desarmamento. Sendo que durante a novela foi ao ar uma cena envolvendo os personagens dos atores Tony Ramos e Vanessa Gerbelli que são atingidos por uma bala perdida. A cena teve grande repercussão no Brasil e no exterior, fazendo com que o congresso nacional, colocasse em pauta a lei do desarmamento. Com todos esses temas a novela conseguiu com bastante êxito, e recuperou os índices de audiência perdidos com a novela Esperança.

Na tarde de 21 de março, a emissora exibe um plantão noticiando a Guerra do Iraque, interrompendo parte da programação daquele dia.

Em 24 de março, estreou a novela Agora É que São Elas no horário das seis, de Ricardo Linhares. Inicialmente a novela foi duramente criticada por causa da escalação do elenco e pelo seu enredo fraco. Entretanto, com algumas mudanças na história, houve um crescente aumento na audiência da novela, fazendo com que a mesma chegasse a 30 pontos de julho até seu final.

Em 29 de abril, a emissora apresenta a nova versão do seriado Carga Pesada, sucesso entre 1979 e 1981, estrelada por Antônio Fagundes e Stênio Garcia. Inicialmente apresentada às terças-feiras e, um ano depois às sextas-feiras. O seriado conseguiu uma boa repercussão durante os quatro anos em que ficou no ar.

No dia 5 de maio, estreou no horário das sete, a novela Kubanacan, de Carlos Lombardi. A novela causou polêmica por conta das constantes cenas de nudez, sexo e violência, bastante incomuns para o horário das sete da noite. Mesmo com todos esses problemas, a trama foi espichada e se tornou um dos grandes sucessos do horário.

Em 27 de maio, estreiava o Reality show, O Jogo, apresentado por Zeca Camargo. O programa misturava suspense e ficção, onde 12 participantes tinham que solucionar um crime ocorrido em uma vila fictícia e concorrer a um prêmio de R$ 250 mil reais. Os episódios eram exibidos às terças-feiras, substituíndo temporariamente o seriado Carga Pesada até o dia 29 de julho. Contudo, a resposta do público foi negativa e o programa não teve a audiência esperada pela emissora.

Em 12 de julho, a emissora exibe o especial Tributo a Leandro em homenagem ao cantor Leandro da dupla sertaneja Leandro & Leonardo morto em 1998. Gravado em Goiânia e apresentado pelo jornalista Chico Pinheiro teve a participação de vários artistas, dentre eles o parceiro Leonardo.

Em 6 de agosto, o dono e presidente das Organizações Globo, Roberto Marinho, falece aos 98 anos em um hospital no Rio de Janeiro. A morte do empresário teve grande cobertura da emissora, bem como de suas concorrentes. Os três filhos de Marinho assumem o comando da emissora.

Em 8 de setembro, estreou a novela Chocolate com Pimenta, no horário das seis. Escrita por Walcyr Carrasco e dirigida por Jorge Fernando, a trama ambientada na década de 1920 se caracterizou pricipalmente, pela comédia rasgada e pelas situações cômicas vivenciadas pelos personagens da novela. Todos esses ingredientes fizeram com que a novela se tornasse um dos maiores sucessos do horário das seis nos anos 2000.

Em 3 de outubro, a emissora deixa de exibir o seriado Os Normais, que estava sendo exibido desde 2001, nas noites de sexta-feira.

Em 13 de outubro, começa a ser exibida no horário das oito, a novela Celebridade, escrita por Gilberto Braga e dirigida por Dennis Carvalho. A novela protagonizada por Malu Mader, Fábio Assunção, Cláudia Abreu e Marcos Palmeira retratava a busca pela fama, a ambição desenfreada provocada pelo excesso da mesma, além de um assassinato misterioso no meio da novela. O autor da trama utilizou alguns atributos já realizados em suas novelas anteriores e que surtiram efeito principalmente nos índices de audiência, um dos maiores dos anos 2000.

Em 17 de outubro estreia o sitcom Sexo Frágil que era exibida nas noites de sexta-feira. Baseada na peça O Homem Objeto do escritor Luís Fernando Veríssimo, revelou o talento dos atores Lázaro Ramos e Wagner Moura, que posteriormente fariam papéis de destaque nas novelas da emissora. O seriado retratava com bom humor, a visão dos homens sobre o universo feminino, além da relação entre eles.

Em 18 de novembro, estreiou nas noites de terça-feira, o programa Cena Aberta, que exibia adaptações literárias que misturavam os bastidores do programa a própria história. Foram 4 episódios exibidos até o dia 9 de dezembro.

Em 16 de dezembro, a emissora começa a exibir os Especiais de Fim de Ano, começando pelo especial Papo de Anjo, com Dan Stulbach e Cláudia Jimenez.

Em 21 de dezembro, é exibido o episódio-piloto de A Diarista. Escrito por Glória Perez e protagonizado por Cláudia Rodrigues. O sucesso do especial, fez com que virasse atração fixa da emissora em 2004.

Em 28 de dezembro, é exibido o episódio-piloto de Sob Nova Direção. Assim como A Diarista, o programa virou atração fixa da emissora em 2004.

2004

A rede transmite as Olimpíadas de 2004, o que levou a emissora alterar a programação, especialmente durante a tarde.

No final do mês junho, estreia no horário nobre a novela Senhora do Destino, a maior audiência de novelas da Globo e do Brasil da década de 2000.

Neste mesmo ano estreiam as séries A Diarista e Sob Nova Direção, ambas as séries foram especiais de final de ano em 2003.

2005

A emissora completa 40 anos em comemoração a transmite o jogo amistoso entre Brasil X Guatemala (que, coincidentemente, marcou a despedida de Romário da Seleção Brasileira).

No mesmo ano, telejornais da emissora denuncias práticas de corrupção de dirigentes do Partido dos Trabalhadores, no Escândalo do Mensalão.

No início desse ano "surge" a maior rival da Rede Globo dos ultimos tempos, a Rede Record, a emissora do Bispo e Fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, começou a investir pesado em teledramaturgia, jornalismo e entretenimento; copiando a estética e assediando funcionários e celebridades da Rede Globo, a Record passou a usar o slogan "A caminho da Liderança" e desde então é a emissora que mais cresce no país.

Neste mesmo ano a jornalista Ana Paula Padrão deixa a Rede Globo. Após 5 anos à frente do Jornal da Globo, ela assina com SBT.

No mês de agosto a tv verdes mares, afiliada da REDE GLOBO faz uma das maiores reportagens da rede, o roubo do banco central de Fortaleza teve cobertura em todos o tele-jornais da Globo principalmente o jornal nacional, através da tv verdes mares Fortaleza

2006

Na noite do dia 20 de fevereiro, a banda de rock irlandesa U2 tocou para um público de mais de 70 mil pessoas no Estádio do Morumbi, na cidade de São Paulo e foi transmitido para todo o Brasil pela Rede Globo. No dia seguinte, dia 21, novo espetáculo para público semelhante no mesmo local, desta vez sem transmissão pelas redes de televisão aberta. Bono disse aos fãs, no segundo dia de show, que aquela era "a nossa festinha particular", já que o primeiro show foi transmitido todo o país.

Em junho a emissora transmite com exclusividade com a Copa do Mundo de 2006 na Alemanha.

Em 10 de julho estreou a novela Páginas da Vida, na faixa das 21 horas, escrita por Manoel Carlos, trazendo no elenco a atriz Regina Duarte interpretando a personagem Helena. Também no elenco destacou, pela primeira vez na teledramaturgia brasileira, a atuação de uma menina portadora de Síndrome de Down, que interpretava a menina Clara. Em 15 de julho a novela foi duramente criticada pelo depoimento de uma senhora que revelou ter "acordado toda molhada" após um sonho erótico que tinha como fundo musical uma música de Roberto Carlos.

Seqüestro e Vídeo do PCC

Na manhã do dia 12 de agosto de 2006, em meio a uma onda de ataques promovidos pela facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) desde maio, o repórter Guilherme Portanova e o técnico Alexandre Coelho Calado foram levados por homens armados quando saíam de uma padaria próxima à sede da emissora.

Libertado na mesma noite, o técnico levava consigo um DVD que continha um manifesto do PCC e que deveria ser exibido em plantão ainda naquela noite, como condição para libertar o repórter. Horas antes, os retratos falados dos suspeitos haviam sido exibidos no Jornal Nacional.

Após consultar órgãos internacionais de segurança,[7] a Rede Globo decidiu exibir o vídeo. À 0h28min de domingo, entrou no ar um plantão para o estado de São Paulo apresentado por César Tralli, que durou 3min36s, com a mensagem do PCC. Entretanto, a Globo cortou uma introdução onde eram mostradas armas de guerra, dinamites, granadas e coquetéis molotov.[8]

Lida pelo integrante da facção, a mensagem trazia críticas ao sistema penitenciário, pedindo revisão de penas, melhoria nas condições carcerárias, e posicionando-se contra o Regime Diferencial Disciplinado (RDD). O plantão com a exibição do vídeo deu 21 pontos de audiência na Grande São Paulo, segundo o Ibope.

No final da noite de domingo, quase 24 horas após a exibição do vídeo, os criminosos soltaram o repórter em uma rua do Morumbi.

Curiosamente, desde os primeiros ataques do PCC em meados de maio, a Globo nunca mais citou o nome da facção. Em vez disso, referia-se à como "facção criminosa que age dentro dos presídios paulistas", por exemplo, possivelmente uns dos motivos do sequestro.

2007

Em 2007, a Globo alterou suas operações analógicas com o propósito de construir uma produção televisiva em alta definição para a televisão digital.

Em julho a emissora transmite os Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, dedicando grande parte de sua programação ao evento.

Em março estreia no horário das oito a novela Paraíso Tropical, de Gilberto Braga. Em seu início, enfrentou alguns problemas de audiência por causa das cenas de prostituição abordadas na novela. Após alguns ajustes feitos pelo autor, a novela se tornou um grande sucesso.

Em agosto a emissora transmite a série que já foi piloto em 2005, Toma Lá, Dá Cá protagonizada por Adriana Esteves, Miguel Falabella, Arlete Salles, Diogo Vilela, Fernanda Souza, Alessandra Maestrini e Marisa Orth. A série substituiu A Diarista nas noites de terça-feira.

2008

Em fevereiro a novela Sete Pecados acaba e é substituida por Beleza Pura de Andréa Matarolli, com seu termino em Setembro.

A novela Duas Caras, foi substituida pelo novela A Favorita que durou entre junho de 2008 à janeiro de 2009, com índices muito baixos em comparação as produções anteriores, foi a pior estreia de todos os tempos (35 pontos no IBOPE), devido a Rede Record exibir o último capitulo de Caminhos do Coração (23 pontos no IBOPE), mas acabou relativamente bem com a média geral de 40,75 pontos no ibope.

Em agosto a TV dos Vales hoje, InterTV dos Vales que antes era afiliada da Rede Record, no Leste de Minas torna-se afiliada da Rede Globo.

Em Setembro a novela Beleza Pura foi substituida por Três Irmãs de Antonio Calmon protagonizada por Claudia Abreu, Giovana Antonelli e Carolina Dieckman a novela mostrava o mundo do surf, da praia, no horário das 7.

Em Outubro a novela Ciranda de Pedra foi substituida por Negócio da China de Miguel Fallabela e protagonizada por Grazzi Massafera, Fabio Assunção e Ricardo Pereira no horário das 6 com protagonista de origem asiática Fabio Assunção passou por problemas pessoais durante as gravações da novela então o ator Ricardo Pereira substitui-o como protagonista.

Em dezembro a sitcom Toma Lá, Dá Cá não foi exibida por causa da micróserie Capitu, que foi exibida na quarta-feira logo após a novela A Favorita.

Nesse mesmo ano exibe as três séries que foram exibidas como episódios pilotos na faixa especiais de fim de ano do ano anterior Guerra & Paz, Guerra e Paz e Faça sua História, em Novembro a série Guerra & Paz foi substituida por Ó Paí, Ó.

2009

As séries Faça sua História e Casos e Acasos deixaram de ser exibidas no fim de 2008.

Em 19 de janeiro, estreou a nova novela das oito Caminho das Índias, de Glória Perez. Estreando com audiência abaixo do esperado, a novela recuperou bons índices de audiência na segunda metade da trama.

Em 16 de março estreou a regravação de Paraíso no horário das seis, de Benedito Ruy Barbosa. A novela estreou com baixíssimo índice de audiência, porém voltou a recuperar bons índices no horário das 18 horas.

Em 13 de abril, estreou a novela Caras & Bocas, no horário das sete, de Walcyr Carrasco. A novela vem obtendo excelentes índices de audiência impulsionando inclusive a audiência do Jornal Nacional, melhorando dessa forma o Ibope da faixa das 19 horas que vinha em crescente queda.

Em 16 de abril estreou a série Força-Tarefa, quinta-feira, após A Grande Família e no dia seguinte, 17 de abril, Tudo Novo de Novo na sexta-feira após Globo Repórter. Força-Tarefa é uma série policial que traz no elenco Murilo Benício, Milton Gonçalves e vários outros atores de peso.

O foco de Força-Tarefa, com direção geral de José Alvarenga Jr. e textos de Fernando Bonassi e Marçal Aquino, trará uma equipe composta por sete policiais que utilizam a estratégia e a inteligência para desvendar crimes cometidos por outros policiais.

Retratar a família contemporânea. Esse é o desafio de Tudo Novo de Novo, série que a Rede Globo estreou no dia 17 de abril, logo após Globo Repórter. Com redação final de Lícia Manzo, supervisão de texto de Maria Adelaide Amaral e direção geral e de núcleo de Denise Saraceni, o programa traz para a ficção a discussão sobre o atual desenho da família brasileira.

Em 16 de maio a apresentadora do Esporte Espetacular Mylena Ciribelli deixa a emissora e assina contrato com a Rede Record. A apresentação do programa passa a ser com Luís Ernesto Lacombe, Cristiane Dias e Luciana Ávila.

No dia 7 de junho após o Fantástico, estreou o Reality Show Jogo Duro que durante a sua exibição revelou-se fiasco em audiência, perdendo sucessivamente para o reality-show A Fazenda, da Rede Record. Jogo Duro é um produto da Endemol, que é uma produtora holandesa especializada em formatos para a TV. Com sua estreia a Globo reativa sua linha de shows após o Fantástico, que estava extinta desde o fim do Big Brother Brasil 9 e do Faça sua História.

No dia 26 de junho, o Globo Repórter exibe um especial sobre Michael Jackson, que morreu aos 50 anos no dia anterior.

No dia 7 de Julho ocorreu a estreia da mini-série Som & Fúria, produção da Globo em parceria com a O2 Filmes. O programa é uma adaptação da série canadense Slings and Arrows e retrata os bastidores de uma companhia de teatro que interpreta obras de William Shakespeare. No elenco estão nomes como Débora Falabella, Antonio Fagundes, Dan Stulbach, Andréa Beltrão, Daniel de Oliveira e Maria Flor.

Ainda no mês de julho, a Rede Globo reformula a Central Globo de Jornalismo, que passa a se chamar Direção Geral de Jornalismo e Esporte (DGJE), aglutinando as atividades tanto da área jornalística quanto da área esportiva.

No dia 11 de julho a Rede Globo transmitiu o show especial dos 50 anos de carreira do cantor Roberto Carlos, diretamente do Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O especial foi exibido em HDTV, e em som digital 5.1 canais O Especial Roberto Carlos - 50 anos teve direção de núcleo de Roberto Talma e direção geral de Mário Meirelles. Cerca de 800 profissionais da Rede Globo estiveram envolvidos no projeto, no qual foram usados 250 mil watts de som e 3 megawatts de iluminação totalmente computadorizada.

No dia 30 de Julho tem a volta do reality show No Limite, exibido diretamente de Flecheiras, uma cidadezinha a mais de duas horas de Fortaleza, no Ceará, o programa tem a direção de núcleo de José Bonifácio Brasil de Oliveira, o Boninho, e a apresentação de Zeca Camargo. O reality show de ação e convivência conta com 20 participantes vindos de diferentes regiões do Brasil, divididos em duas tribos de 10 integrantes cada, que disputam o prêmio final de R$ 500 mil. O programa, ao contrário das três edições exibidas semanalmente, registra baixa audiência, dividida com o reality A Fazenda, da Rede Record, e até com redes SBT, Bandeirantes e RedeTV! e sai do ar em setembro.

No dia 31 de Julho estreou a série Decamerão - A Comédia do Sexo dirigida por Jorge Furtado e com roteiro de Guel Arraes, Carlos Gerbase e Adriana Falcão; a série conta com a participação de Lázaro Ramos, Drica Moraes, Leandra Leal, Daniel de Oliveira, Deborah Secco, Edmilson Barros, Fernanda de Freitas e Matheus Nachtergaele no elenco. A atração é inspirada nos contos de Giovanni Bocaccio, autor italiano, onde mostra a depravação da sociedade do século XIX.

Em 17 de agosto, o programa Vídeo Show, apresentado por André Marques, Luigi Baricelli, Fiorella Mattheis e Ana Furtado, completou a marca de 5000 programas exibidos.

Em 25 de Julho, a novela Alma Gêmea volta a ser exibida na sessão Vale a Pena Ver de Novo, substituindo assim a reprise de Mulhereres Apaixonadas que emplacou excelentes marcas de audiência no horário vespertino da emissora.

Em 27 de agosto, a emissora anunciou que irá transmitir os Jogos Olímpicos de 2016 em TV aberta juntamente com a Rede Bandeirantes e a Rede Record, porém mantém a exclusividade de transmissão nos canais fechados. No dia 2 de outubro, a emissora transmitiu em link ao vivo, dentro do Jornal Hoje, o anúncio da cidade do Rio de Janeiro como cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Em 28 de agosto, estréia, sob o comando de Fernanda Lima, o programa Amor & Sexo, cujo propósito será abordar temas ligados a sexualidade. Os temas, propostos pelo público e pelos convidados, serão sempre direcionados a relacionamentos, não podendo faltar, como o título já informa, amor e sexo.

Em 31 de agosto, o Jornal Nacional inaugurou novos cenários e nova abertura após um período de reformas na redação do telejornal. William Bonner e Fátima Bernardes ganharam nova bancada e novos computadores. Todas as mudanças fazem parte das comemorações dos 40 anos do telejornal.

Em 14 de setembro, estréia a novela Viver a Vida, de Manoel Carlos. A trama é a décima primeira novela do autor na emissora e, assim como nas outras, também aborda relações humanas, a alma feminina e o cotidiano. O tema principal da novela é superação.

Aline, série baseada nos quadrinhos de Adão Iturrusgarai estreou em 1º de outubro. No final do ano passado, a personagem já havia aparecido em um especial de fim de ano e agora volta para mais sete episódios. Na série, a personagem interpretada pela atriz Maria Flor tem dois amores, vividos pelos atores Pedro Neschling e Bernardo Marinho.

Em 6 de outubro estreou a novela da faixa das 18hs, em substituição à novela Paraíso, a novela Cama de Gato. A trama, ambientada no Rio de Janeiro, é protagonizada por Gustavo (Marcos Palmeira), um perfumista que venceu na vida e transformou-se num homem arrogante e infeliz e Rose(Camila Pitanga) uma mulher pobre e batalhadora que ajuda Gustavo. Na mesma data estreou a série Sagrado, na qual a diversidade religiosa terá espaço na programação da TV Globo e do Canal Futura, uma coprodução das duas emissoras. A série vai discutir um tema atual por semana, mostrando a visão e o entendimento de cada religião a respeito de assuntos muitas vezes polêmicos como violência urbana, liberdade de expressão, sexualidade, novas famílias, entre outros.

Em 28 de outubro, a Rede Globo renovou contrato de transmissão dos campeonatos de vôleibol junto à FIVB, garantindo assim a transmissão de partidas como o Campeonato Mundial de Vôlei (masculino e feminino), os Mundiais de Vôlei de Praia, a Liga Mundial, o Grand Prix e as outras competições oficiais até 2018.

Em 12 de novembro o programa matinal Mais Você, comandado por Ana Maria Braga, comemorou 10 anos de existência na Rede Globo, porém o programa perdeu 44% de sua audiência desde que estreou na grade da emissora, em 2000, segundo dados consolidados do Ibope.

Em 13 de novembro reestreou O Pai Ó com uma nova temporada em 4 episódios às sextas-feiras, logo após Globo Repórter.

Em 15 de Novembro reestreou Por Toda Minha Vida com especial Cazuza. No Dia 26 de novembro é exibido o Por Toda Minha Vida contando a história de Claudinho.

Episódio Globo X Record de 11 de agosto

Em 11 de agosto, a Rede Globo veiculou reportagem de 10 minutos, em seu Jornal Nacional, sobre a Igreja Universal do Reino de Deus, igreja fundada e também pertencente a Edir Macedo, que estava sendo acusada de lavagem de dinheiro, em investigação pelo Ministério Público do Estado de São Paulo. Segundo denúncias do jornal O Globo e Folha de São Paulo, o dinheiro do dízimo, cobrado dos fiéis, foi gasto por Edir Macedo para aquisição de outras empresas, como a Rede Record e a Rádio Record, que é proibido pelas leis brasileiras.

Na noite seguinte, o Jornal da Record, durante 14 minutos, respondeu à Globo e mostrou obras de caridade mantidas pela Universal. A reportagem da emissora paulista afirma que a cobertura da concorrente é um "ataque direto e desesperado" de quem tem medo de perder o monopólio dos meios de comunicação no Brasil. O texto afirmava não ser novidade que a família Marinho usa a televisão para seu jogo de interesses e que o poder da família Marinho teve origem na ditadura militar.

No mesmo horário, a Rede Globo, em seu Jornal Nacional, exibiu notícia detalhando as acusações do Ministério Público contra a Universal e destacava que "a Promotoria concluiu que empresas de comunicação estão entre os que receberam ilegalmente" dinheiro de fiéis. Mostrava imagens de um templo para ilustrar a acusação de que "a religião é apenas um pretexto para a arrecadação de dinheiro"

Na quinta-feira, 13 de agosto, a Record disse que, com os "ataques" da Globo, a fé de todos esses fiéis foi ridicularizada. A emissora paulista também insistiu ainda no foco empresarial da Globo: "A ligação com o submundo dos golpes financeiros está presente na Globo desde o seu nascimento."

Na edição da mesma noite, citando o Ministério Público ou jornais impressos, reforçou que "o dinheiro doado pelos fiéis para a caridade" acabou "usado em benefício do grupo de Edir Macedo".

Na noite seguinte, a Globo reproduziu reportagens de jornais e retomou a questão dos R$ 10 mi apreendidos com um líder da Universal em 2005, informando que a igreja já fez seis recursos para reaver o dinheiro, mas não conseguiu convencer a Justiça. A Record anunciou, ao final do seu telejornal, um programa especial sobre o caso, a ser exibido na noite de domingo.

Em 16 de agosto, domingo, o Repórter Record mostrou uma reportagem contra a TV Globo e uma entrevista com o bispo Edir Macedo. O apresentador Marcos Hummel justificou o conteúdo do programa como "resposta aos ataques". Segundo a reportagem, o relacionamento entre o promotor Roberto Porto, responsável pela denúncia, e a juíza Patrícia Alvarez Cruz, que foi titular da vara onde a denúncia foi acolhida, invalidaria a ação, já que Porto e Patrícia foram namorados. Edir Macedo se defendeu das acusações durante a reportagem: "Antes eles tinham medo que eu fosse candidato à Presidência da República e hoje eles têm medo que a Record se posicione em primeiro lugar".

Cerca de 15 minutos depois, a Globo exibiu no Fantástico reportagem na qual fiéis dizem ter sido enganados pela Igreja Universal do Reino de Deus. A reportagem, realizada por César Tralli, mostrou ex-fiéis da Universal e propriedades de luxo que seriam de integrantes da igreja.

Em 17 de agosto, na noite de segunda-feira, ambas as emissoras reproduziram trechos de suas reportagens exibidas no domingo. Além da reportagem sobre o relacionamento entre o promotor Roberto Porto e a juíza Patrícia Alvarez Cruz, a emissora paulista mostrou a mansão de quatro andares em Campos do Jordão, no interior de São Paulo, avaliada em R$ 4 milhões. Na reportagem, o bispo Clodomir dos Santos diz que o imóvel é utilizado para treinamento, encontro e lazer dos bispos da igreja de Edir Macedo.

Já a emissora carioca voltou a mostrar ex-fiéis da Universal que fizeram doações à igreja, reprisando imagens que foram divulgadas no Fantástico, e mostrou o interesse do Ministério Público do Rio Grande do Sul em investigar os supostos desvios das doações. Na reportagem, o Jornal Nacional também falou do pedido feito pela Universal para investigar os promotores que denunciaram o bispo Edir Macedo e outros nove membros da igreja. Porém, se deteve na resposta do procurador-geral de Justiça de São Paulo, Fernando Grella Vieira, que defendeu o trabalho dos promotores responsáveis pela denúncia.

Em 12 de novembro, o caso volta a tona quando, ao contrário de outras redes, a Globo foi a única rede a anunciar que a justiça dos Estados Unidos decretou o bloqueio de todas as contas das duas empresas que Macedo tem no país, em nome de pessoas e laranjas envolvidas, sob acusação de lavagem de dinheiro e desvio de dinheiro dos fiéis da igreja dentro e fora dos Estados Unidos, a pedido do Ministério Público do Estado de São Paulo. A Justiça americana ordenou o bloqueio após receber provas consistentes que os controladores da igreja usam dinheiro para comprar carros, emissoras de TVs e rádios, fazendas, entre outros, para benefício próprio, em razão das denúncias feitas do MP-SP em agosto do mesmo ano.

No entanto, em 15 de novembro, o Domingo Espetacular exibe reportagem denunciando uma coincidência dos ataques da Globo com o lançamento do portal R7, ligado à Record, em 27 de setembro (pouco mais de um mês antes da matéria do repórter César Tralli, na verdade, uma versão "deturpada"[1], segundo a emissora, de uma entrevista que o promotor americano encarregado do caso dera à Globo News ainda em agosto) e à recente presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva na inauguração dos novos estúdios do RecNov.


Programação

Ver página anexa: Lista de programas exibidos pela TV Globo Internacional

A programação da TVGI é similar a da TV Globo no Brasil. Por se tratar de um canal internacional, nem toda a programação gerada no Brasil pode ser exibida - em função dos direitos de transmissão internacionais. A Fórmula 1 e os jogos da Seleção Brasileira de Futebol são dois exemplos. A TVGI, além das novelas e mini-séries produzidas pela TV Globo no Brasil, transmite ainda telejornais - como o Jornal Nacional, Bom dia Brasil, Jornal Hoje e o RJTV -, futebol ao vivo, programas humorísticos e de auditório. A TVGI transmite as 3 novelas atualmente exibidas no Brasil. Os capítulos vão ao ar um dia depois da transmissão no Brasil, em função das diferenças de fuso horário e edição. O mesmo acontece em relação à "Malhação". No caso do Vale A Pena Ver De Novo, a telenovela transmitida em sua região não necessariamente será a mesma do Brasil. Você poderá assistir a shows como A Diarista, Casseta & Planeta Urgente, A Grande Família e Caldeirão do Huck, Domingão do Faustão e Zorra Total, entre outros. O assinante poderá acompanhar os jogos do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Campeonatos Estaduais (Carioca e Paulista por exemplo). Contamos com programação produzida especificamente para o canal, no exterior: o "Planeta Brasil", o programa favorito dos brasileiros residentes fora do Brasil. O "Planeta", além das histórias de brasileiros, traz também informações relevantes aos imigrantes. Entendemos que a TV Globo Internacional é um meio de manter o contato das crianças com a Língua Portuguesa. Além do progama Tv Xuxa, que oferece os desenhos como o Sítio do Pica-pau Amarelo. A TV Globo Internacional assiste a cobertura do Carnaval brasileiro, filmes nacionais, o Programa do Jô, Esporte Espetacular e festivais de música em geral.

Vale a Pena Ver De Novo

No caso do Vale a Pena Ver De Novo, a telenovela transmitida em sua região não necessariamente será a mesma do Brasil.

Re-exibição atual

Novelas Exibidas

em ordem alfabética
Nome Da NovelaData de EstréiaData Do FimStatus
A Indomada20002000Concluída
A Viagem20042004Concluída
Alma Gêmea27 de Julho de 20095 de Dezembro de 2009Concluída
Belíssima7 de Dezembro de 2009indefinidoNo ar
CaboclaMarço de 2008Julho de 2008Concluída
Chocolate com Pimenta2006Abril de 2007Concluída
Coração de Estudante (Apenas para Europa, Ásia e África)Abril de 2007Setembro de 2007Concluída
Da Cor do PecadoSetembro de 2007Fevereiro de 2008Concluída
Estrela-Guia20062007Concluída
Tieta20032004Concluída
Força de um Desejo20052006Concluída
História de Amor20022002Concluída
Laços de Família20052005Concluída
Mulheres ApaixonadasDezembro de 2008 (Mundo Inteiro) 9 de Fevereiro de 2009 (EUA e África)25 de Julho de 2009Concluída
O Cravo e a Rosa (Apenas para EUA e África)20087 de Fevereiro de 2009Concluída
Pedra sobre Pedra20012002Concluída
Por Amor20022003Concluída
Porto dos Milagres20062006Concluída
Anjo Mau (1ª Reprise)20032003Concluída
Anjo Mau (2ª Reprise) (exceto EUA)Julho de 2008Dezembro de 2008Concluída
Roque Santeiro20012001Concluída
Suave Veneno (Apenas para Américas, Oceania e África)20072007Concluída
Terra Nostra20042004Concluída
Vale Tudo19992000Concluída

Disponibilidade

A TV Globo Internacional está disponível via cabo e/ou satélite nos cinco continentes, dependendo da região geográfica.

América Do Norte

América Central

América do Sul

África

Europa

Oriente Médio | Ásia Central

Oceania

Ásia

Curiosidades

Seções de curiosidades são desencorajadas sob as políticas da Wikipédia.
Este artigo pode ser melhorado integrando-se itens relevantes e removendo-se os inapropriados.

As telenovelas

Ver página anexa: Anexo:Lista de telenovelas brasileiras

A Rede Globo especializou-se em fazer telenovelas, que são vendidas atualmente para mais de trinta países. Novelas de inúmeros gêneros: comédias, românticas, atuais e de época, ambientadas no Rio de Janeiro, em São Paulo, no campo, no litoral e em todos os estados brasileiros.

Existem dúvidas entre diversos críticos e especialistas se tais novelas veiculam opiniões, usos e costumes de toda a sociedade brasileira e se elas refletem a sociedade brasileira. Alguns alegam ser impossível dada a extensão geográfica e à elevada diversidade sócio-cultural do país.

Por outro lado, as telenovelas da Globo no Brasil, bem como telenovelas mexicanas no México e séries de televisão nos Estados Unidos produzem de imediato fenômenos de "massificação", objeto de diversos estudos mas que pode ser verificado de maneira empírica e simples sem necessidades de um protocolo ou estudo experimental complexo e ao alcance de qualquer indivíduo: basta sair ao comércio de roupas e calçados, em qualquer região do país, em busca de itens que estejam em sincronia com o que surge na TV. O fato é conhecido da indústria que explora o potencial de marketing associado.

Atualmente a emissora está no Guiness Records por ter mais de 260 telenovelas já gravadas e outras quatro ainda em andamento. A telenovela-série "Malhação" está no ar de segunda-Feira a sexta-feira, desde 24 de Abril de 1995. A Globo produz também programas de variedades, séries, jornalismo e esporte.

Alguns críticos apontam as telenovelas como uma das causas da derrocada do cinema brasileiro desde a década de 1980, o que é questionado por outros, uma vez que as Organizações Globo, desde a década de 1990, tem investido no mercado cinematográfico, aproveitando sua infra-estrutura, sua experiência no formato televisivo e seus contratos com atores e diretores.

Esportes

A Rede Globo vem acumulando os direitos de transmissão de competições estratégicas, também adota a lógica de tratamento adotada para outros tópicos como cultura e ciência, ditada por estatísticas de interesse da maioria dos telespectadores.

A TV Globo Internacional possui direitos de transmissão sobre:

Futebol

Ela detém os direitos sobre as transmissões das principais competições de futebol brasileiro. Adquiriu recentemente os direitos de transmissão da UEFA Champions League que pertencia a Rede Record e irá transmitir a partir da temporada 2009-10. A Rede Globo transmitiu a Copa das Confederações de 2009 e irá transmitir Copa do Mundo de 2010.

Fórmula 1

O direito de transmissão do campeonato de Fórmula 1 é comprado todos os anos pela Rede Globo, desde a década de 1980. A emissora detém a exclusividade sobre os direitos de transmissão das provas.

Olimpíadas

Há tempos a Rede Globo e a TV Globo Internacional possui os direitos de transmissão. Diversos narradores diferentes e especialistas em cada esporte narravam cada competição ao público.

Em Beijing 2008, a Globo foi a responsável por transmitir para todo o mundo os jogos de Voleibol de praia.[2]

A Rede Globo perdeu o direito sobre as transmissões das Olimpíadas de 2012 em Londres, e os Jogos Pan-americanos de 2011 e 2015. A Rede Record adquiriu com exclusividade. Em compensação, a Globo adquiriu junto a Rede Bandeirantes o direito das Olimpíadas de 2016 que ocorrerão no Rio de Janeiro.

Além de acordos com outras modalidades esportivas.

10 Anos

Jingle

  • Letra e Melodia: Alessandro Monteiro
  • Arranjo: Maestro Luiz Macedo
  • Produtora: Jukebox
  • Título: "O que nos une é a mesma emoção"

A alegria se espalhou no mundo

Posso até sentir no ar

Na fração de um segundo

Tanta história num olhar

Juntos numa só viagem

No canal dessa nação

Espelho da nossa imagem

O que nos une é a mesma emoção

{2x}

Slogans

Este artigo ou secção contém uma lista de fontes ou uma única fonte no fim do texto, mas estas não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a verificabilidade. (desde dezembro de 2008)
Você pode melhorar este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

Instituicionais

  • 1998: Um caso de amor com Brasil.
  • 1999: Uma nova emoção a cada dia.
  • 2000: Globo 2000, no coração do Brasil.
  • 2000: Emoção à vista.
  • 2000: 35 anos no coração do Brasil.
  • 2001: Globo.A gente se vê por aqui. (até os dias de hoje)
  • 2005: A Rede Globo completou 40 anos, vamos fazer os próximos.
  • 2009: Globo. Há 44 anos, a gente se vê por aqui.

Intervalos

  • Saúde. A gente vê por aqui.
  • Solidariedade. A gente vê por aqui.
  • Preservação Ambiental. A gente vê por aqui.
  • Cidadania. A gente vê por aqui.
  • Educação. A gente vê por aqui.
  • Cultura. A gente vê por aqui.
  • Globo. Há 44 anos a gente se vê por aqui.

Fim de Ano

  • 1998: Um feliz 99 para você.
  • 1999: Globo 2000, no coração do Brasil.
  • 2000: Em 2001, a gente se vê por aqui.
  • 2001-2002: Paz, a gente é que faz.
  • 2003: Em 2004, cada vez mais, a gente se vê por aqui.
  • 2004: Faltam Poucos Dias Para Os Próximos 40 Anos.Globo A Gente Se Vê Por Aqui.
  • 2005: Globo, em 2006 a gente se vê por aqui.
  • 2006: 2007, nossos sonhos serão verdade.
  • 2007: Em 2008, sonhos serão verdade.
  • 2008: Em 2009, fique mais perto de quem você gosta.
  • 2009: Em 2010, a gente se vê por aqui

Grandes Eventos Esportivos

  • 1998: Copa 98. A Globo é mais Brasil.
  • 2000: Olimpíadas 2000, A Globo é mais Brasil.
  • 2004: Olimpíadas 2004, A Globo é mais Brasil.
  • 2006: Tá na Globo, tá na Copa.
  • 2007: Rio 2007. A Globo é mais Brasil.
  • 2008: Globo. O nosso esporte é torcer pelo Brasil.

Clube TVGI

O Clube TVGI oferece novidades e vantagens exclusivas! Para ficar sócio, basta preencher o formulário e visitar o Clube regularmente. Muitas ofertas e novidades o(a) esperam.

Ofertas

  • Conteúdos exclusivos
  • Newsletters
  • Promoções
  • Bastidores.
  • Ofertas Exclusivas
  • Downloads

Logotipos

O atual logotipo da TV Globo Internacional, usado desde 2008, é composto de uma esfera azul com um retângulo de cantos arredondados e extremidades desiguais, o qual apresenta um espectro nas cores azul, verde, amarelo e vermelho. Dentro desse retângulo prismático, assenta-se uma pequena esfera platinada de tamanho médio. Em Baixo apresentam-se as palavras "TV Globo Internacional"

O projeto é de autoria do designer austríaco Hans Donner, criador de diversos logotipos da emissora desde 1976. Segundo ele, a esfera representa o mundo, e o retângulo, uma tela de televisão que exibe o próprio mundo.

Segundo Hans Donner, foi elaborado especialmente para homenagear a chegada da televisão digital brasileira aberta.

Referências

  1. Araújo, Marco Antônio. "O milagre de César Tralli", R7, 26-11-2009.
  2. - Rede Globo responsável pelo volei de praia.

Ver também

  • Lista de programas extintos da TV Globo Internacional

Ligações externas

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.



 

todas as traduções do TV_Globo_Internacional


Conteùdo de sensagent

  • definição
  • sinónimos
  • antónimos
  • enciclopédia

   Publicidade ▼

Últimas investigações no dicionário :

5038 visitantes em linha

calculado em 0,109s

   Publicidade ▼

   Publicidade ▼