» 
alemão búlgaro chinês croata dinamarquês eslovaco esloveno espanhol estoniano farsi finlandês francês grego hebraico hindi holandês húngaro indonésio inglês islandês italiano japonês korean letão língua árabe lituano malgaxe norueguês polonês português romeno russo sérvio sueco tailandês tcheco turco vietnamês
alemão búlgaro chinês croata dinamarquês eslovaco esloveno espanhol estoniano farsi finlandês francês grego hebraico hindi holandês húngaro indonésio inglês islandês italiano japonês korean letão língua árabe lituano malgaxe norueguês polonês português romeno russo sérvio sueco tailandês tcheco turco vietnamês

definição - olaria

definição - Wikipedia

   Publicidade ▼

sinónimos - olaria

olaria (n.) (Brasil)

cerâmica  (Portugal, Brasil)

olaria (n.) (Portugal;Brasil)

cerâmica  (Brasil)

ver também - olaria

olaria (n.f.)

oleiro

   Publicidade ▼

locuções

dicionario analógico

olaria[ClasseHyper.]

oficina[Hyper.]

olaria (n.)



cerâmica[Hyper.]

olaria (n.) [Portugal , Brasil]


Wikipedia

Olaria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência (desde maio de 2009)
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto ou em notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenews, books, scholar, Scirus
Nota: Para outros significados de Olaria, ver Olaria (desambiguação).

Olaria é um local onde se fabricam peças de cerâmica. No Brasil existem diversos tipos de olarias, sendo algumas próprias para a fabricação de tijolos, onde utilizam-se do barro e da força elétrica ou mesmo animal, e misturando o barro com a água em equipamentos próprios.

Apesar da olaria ser conhecida como um meio "primitivo" de fabricar tijolos (único material usado para construções), foi desenvolvido o tijolo modular, ou seja, um tipo de tijolo que não agride o meio ambiente por não precisar ser queimado, poupando assim a madeira. O tijolo modular faz com que a construção alcance uma economia de até 50% no valor final da obra.

Índice

Tipos de tijolos

Nas olarias brasileiras, os tipos mais comuns de tijolos são os tijolos com furos, podendo variar entre quatro, seis ou oito furos, ou ainda, usando o tijolo sem furos, conhecido popularmente como tijolinho.

Os tijolos também são classificados por sua cor, sendo os mais claros os cozidos, e que têm um valor financeiro mais alto; os mais escuros são os recozidos, de valor financieiro mais baixo; e, logo após, vem os tijolos defeituosos, cabendo ao dono da olaria julgar se podem ser aproveitadas ou não, e caso algum comprador esteja disposto a levar os defeituosos, cabe a ele fazer a atribuição de preço.

O tijolo é utilizado para diversos tipos de construções, por esemplo, a construção civil ou em todo o mundo, e vários tipos são criados para várias aplicações.

Área física de uma olaria

Em geral, uma olaria é constituida de:

  1. Escritório – onde acontece todo o trabalho burocrático
  2. Galpão – com maquinario e esteira
  3. Pátio para secagem de blocos de argila ou estufa
  4. Fornos – com chaminés variando a altura entre 15 e 20 metros.
  5. Pátio para acúmulo de tijolos já cozidos e carregamento destes nos caminhões.

Rotina das olarias brasileiras

O inicio da fabricação do tijolo vem da extração de argila, geralmente, extraida do fundo de rios e córregos relativamente próximos de onde se localiza a olaria.

Após isto, a argila é estocada e deixada ao sol, para haver a decomposição de matérias orgânicas que por sorte estiveram junto da argila no momento da extração.

Após o tempo de cura (que é determinado pelo proprietário da olaria, e variando por gosto pessoal), a argila é processada por uma máquina conhecida como picador, ou amassada com ajuda animal, e segue ou para outra máquina que efetua o modelamento e corte da argila, ou para um funcionário efetuar, de maneira manual, sua moldagem e corte.

Logo após isto, a argila, já como tijolo, é posta para secar no sol e, após dois dias de secagem, é posta nos fornos, onde são queimadas por um período de dois a três dias.

Depois da queima, os tijolos são postos para esfriar por ação do tempo ou por ventiladores industriais para que, após resfriados, os funcionarios tidos como carregadores possam colocar os tijolos em caminhões e, por fim, possam ser utilizados.

Nomenclatura dos funcionários de uma olaria

  • Batedor – é o funcionario que faz a retirada dos blocos de argila não cozidos da esteira ou o funcionario que transporta a argila para fazer sua moldagem e corte.
  • Lanceador – é o funcionario que efetua o transporte dos blocos de argila não cozidos e os dispõe para secagem no sol.
  • Forneiro – é o funcionario que coloca os blocos de argila nos fornos para serem queimados; também é responsável pelo fechamento do forno, tapando a entrada dos tijolos com uma parede feita somente de argila.
  • Queimador – é o funcionario que faz a disposição do material combustivel e controla o fogo durante o cozimento dos tijolos; este funcionário também controla os ventiladores para o resfriamento e a velocidade do cozimento, aumentando- ou diminuindo-o; em geral, este funcionario trabalha em turnos de 12 horas.
  • Carregador – é o funcionario que efetua o carregamento dos tijolos já cozidos e resfriados para os caminhões. Em geral, ganha um real por milheiro de tijolos carregados.

Equipamentos de segurança

Todos os funcionários de olarias brasileiras têm de seguir as normas de segurança, usando luvas, calça jeans, botas com bico de aço, capacete e, no caso dos forneiros e queimadores, avental, óculos de proteção e macacão contra altas temperaturas.

No entanto, devido ao descaso dos donos das olarias e desafio às condições de risco do serviço, muitos trabalhadores deixam de usar os equipamentos de segurança.

Problemas de saúde dos trabalhadores em olarias

Em geral, os trabalhadores em olarias acabam tendo seus dedos, juntas e mãos deformadas, problemas de coluna e audição.

Combustível da queima dos tijolos

Nas olarias brasileiras, para efetuar o cozimento dos tijolos, é utilizado em larga escala o eucalipto, o pó-de-serragem, lixo de escritório, bem como sobras de editoras, e outras matérias combustíveis.

Poluição

Devido ao cozimento dos tijolos, as olarias colaboram para a poluição do ambiente na qual estão inseridas, afetando diretamente a vida dos moradores próximos a elas, em geral, de classe baixa.

Para tentarem evitar a poluição excessiva e desnecessária, e tentar melhorar a qualidade de vida dos moradores próximos, além de estar em adequação com as normas ambientais vigentes, é feito um controle da velocidade da queima, observando a cor da fumaça, diminuindo a velocidade da queima se a fumaça estiver muito escura.

Ver também

Tijolo

O Wikimedia Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Olaria

 

todas as traduções do olaria


Conteùdo de sensagent

  • definição
  • sinónimos
  • antónimos
  • enciclopédia

   Publicidade ▼

Últimas investigações no dicionário :

5102 visitantes em linha

calculado em 0,063s

   Publicidade ▼

   Publicidade ▼