» 
alemão búlgaro chinês croata dinamarquês eslovaco esloveno espanhol estoniano farsi finlandês francês grego hebraico hindi holandês húngaro indonésio inglês islandês italiano japonês korean letão língua árabe lituano malgaxe norueguês polonês português romeno russo sérvio sueco tailandês tcheco turco vietnamês
alemão búlgaro chinês croata dinamarquês eslovaco esloveno espanhol estoniano farsi finlandês francês grego hebraico hindi holandês húngaro indonésio inglês islandês italiano japonês korean letão língua árabe lituano malgaxe norueguês polonês português romeno russo sérvio sueco tailandês tcheco turco vietnamês

definição - transformação

definição - Wikipedia

   Publicidade ▼

sinónimos - transformação

locuções

   Publicidade ▼

dicionario analógico









Wikipedia

Transformação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Wikcionário possui o verbete transformação

Índice

Transformação [<latim transformatione = trans ("movimento para além de", "através de"; "posição para além de"; "posição ou movimento de través") + formatione ("ato, efeito ou modo de formar")] [1] [2] é ato ou efeito de transformar(-se), vale dizer, dar nova forma, feição ou caráter a algo, abstrato ou concreto, pessoal ou não; tornar(-se) diferente do que era; mudar(-se), alterar(-se), modificar(-se), transfigurar(-se), metamorfosear(-se).

O termo transformação, numa acepção semiológica ampla, pode ser entendido como uma função que, aplicada sobre um ente (abstrato ou concreto), resulta um novo ente, modificado (em sentido amplo) relativamente ao estado original. Nessa compreensão ampla, o novo estado pode eventualmente coincidir com o estado original.

O Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa define transformação como:

Transformação

[Do lat. transformatione]
Substantivo feminino.

  1. Ato ou efeito de transformar(-se); metamorfose.
  2. [Física] Modificação do estado de um sistema.
  3. [Genética] Transferência de material genético de uma bactéria para outra através de ácido desoxirribonucleico extracelular.
  4. [Linguística] Regra linguística que muda uma estrutura em outra.
  5. [Matemática] Qualquer operação em que se modifica um ente matemático, ou em que se mapeia uma configuração em outra.



O termo transformação pode ser empregado para se referir a qualquer uma das áreas ou dos assuntos a seguir:

Biologia e Medicina

  • Transformação genética: a alteração genética duma célula, como resultado da introdução de material genético ADN a ela estranho em princípio.
  • Transformação maligna: a primeira etapa na tumorigênese, que converte células normais ou sadias em outras, cuja divisão e multiplicação ulterior prosseguirá descontrolada e ilimitadamente (células cancerosas). O termo "transformação" pode também referir-se ao desenvolvimento de um caso já mais grave (mais agressivo), especialmente em neoplasmas sanguíneos, casos em que levam o nome Transformação de Richter ou Síndrome de Richter.
  • Metamorfose, transformação biológica pós-natal que ocorre em certas espécies, com mudança notável de aparência, forma, funções e tamanho, mantendo, contudo, a essência genética que as identifica.

Economia

  • Transformação de rede de negócios: expansão de um mercado de negócios por meio de redes com clientes, fornecedores e parceiros.
  • Problema de transformação: uma teoria do valor das commodities proposta por Karl Marx.

eu ñ tô entendendo nada!

Espiritualidade e Religião

Transformação espiritual: aquela oriunda duma experiência espiritual pessoal, ainda que independente da inserção num grupo organizado (comunidade, fraternidade, igreja etc.), ou havida em ou resultante de convívio com tais grupos organizados ritualmente.

Estatística

  • Transformação de dados (Estatística).

Fantasia, Ficção e Mito

  • Transmutação: a mudança duma entidade em outra, em fantasia, ficção ou mito.
  • Henshin, uma sequencia visual de transformações corporais que ocorrem especialmente nos desenhos animados japoneses manga e sentai tokusatsu.
  • Mutação (Ficção): pode ser entendida como equivalente a transmutação.
  • Transformation: um romance de Carol Berg, escrito em 2000.
  • Transformation Story Archive, a website que arquiva estórias que envolvem transformação física pessoal.

Filosofia, Ontologia e Semiologia

  • Transformação semiológica: pode envolver transformação lógica, conquanto se possa compreender num escopo mais amplo.

Física

O termo transformação, nas ciências naturais (Física, Química e Biologia, entre outras) costuma ser empregado como equivalente ou sinônimo de fenômeno, embora se lhes possam dar diferenças conceituais fundadas. De modo semelhante, o termo reação pode-se-lhe ser equiparado, com as mesmas ressalvas.

  1. Transformação de calibre: transformação de um espaço na qual as grandezas de um campo eletromagnético, sujeitas a medição e observação, permanecem invariantes.
  2. Transformação de Galileu: transformação das coordenadas com que se passa, na física não-relativista, de um referencial inercial para outro.
  3. Transformação de Lorentz: transformação de coordenadas com que, na física relativista, se passa de um referencial inercial para outro.
  1. Transformação adiabática: aquela em que não há troca de calor entre o sistema e o exterior.
  2. Transformação isentálpica: aquela em que a variação de entalpia é igual a zero. Também se diz apenas, por simplicidade, isentálpica.
  3. Transformação isentrópica: aquela em que a entropia do sistema se mantém constante. Também se diz apenas, por simplicidade, isentrópica.
  4. Transformação isobárica: a que se realiza sob pressão constante. Também se diz apenas, por simplicidade, isobárica.
  5. Transformação isócora: aquela em que o volume do sistema se mantém constante. Também se diz transformação isocórica, transformação isométrica, transformação isovolumar, transformação isovolumétrica. Também se diz apenas, por simplicidade, isócora.
  6. Transformação isocórica: ver transformação isócora. Também se diz apenas, por simplicidade, isócora.
  7. Transformação isométrica: ver transformação isócora. Também se diz apenas, por simplicidade, isométrica.
  8. Transformação isoterma: ver transformação isotérmica Também se diz apenas, por simplicidade, isoterma.
  9. Transformação isotérmica: a que se realiza sem que se modifique a temperatura do sistema; transformação isoterma. Também se diz apenas, por simplicidade, isotérmica.
  10. Transformação isovolumar: ver transformação isócora. Também se diz apenas, por simplicidade, isovolumar.
  11. Transformação isovolumétrica: ver transformação isócora. Também se diz apenas, por simplicidade, isovolumétrica.
  12. Transformação politrópica: a que sofre um sistema num processo em que se mantém constante o quociente entre a quantidade de calor trocada entre o sistema e o exterior e a temperatura absoluta do sistema. Também se diz apenas, por simplicidade, politrópica.
  13. Transformação de fase: a que implica a mudança de estado físico (ou fase) da matéria, de um para outro dos conhecidos.

Informática

  1. Linguagem de transformação XML: processo de transformação dum documento XML em outro, com linguagens como XSLT, XQuery, STX, FXT, XDuce, HaXml, FleXML etc..
  2. Transformação baseada em vocabulário.
  3. Transformação de dados: processo de conversão de dados de uma fonte para um destino, com ou sem a preservação de atributos de formato.
  4. Transformação de modelo: processo de conversão de um modelo Ma conformado ao metamodelo MMa no modelo Mb conformado ao metamodelo MMb. Se MMa=MMb, então se dá uma transformação endógena; senão, dá-se uma transformação exógena. Transformação de modelo usualmente ocorre no uso de linguagens como GReAT, VIATRA, ATL etc..
  5. Transformação de programa: processo de conversão de códigos-fonte especiais em outras estruturas mais ou menos elaboradas ou avançadas.
  6. Transformação de texto: a reflexão ou rotação literais de um texto para propósitos artísticos por meio do uso de caracteres Unicode.

Linguística

Lógica

  • Transformação lógica: qualquer transformação que, dentro de uma lógica ou entre lógicas distintas, envolva mudança de aspecto, atributo, signo ou valor lógico, numa dada contexto, relativamente aos elementos e conjuntos lógicos ou às relações entre eles.

Matemática

No domínio da Matemática, costuma-se empregar os termos aplicação, função e transformação como equivalentes ou sinônimos entre si, sempre que não houver possibilidade de confusão ou pelo uso inambíguo em contexto específico.

Para transformação, tem-se as acepções específicas a seguir:

  1. Transformação afim: aquela em que se mapeia um espaço em outro mediante relações lineares entre as coordenadas.
  2. Transformação contínua: transformação de um conjunto em outro, realizada por uma correspondência que conserva as vizinhanças de cada ponto; Também dita correspondência contínua.
  3. Transformação sobre: a que transforma um conjunto em outro de tal modo que todos os elementos deste segundo são imagem de, pelo menos, um elemento do primeiro.
  1. Homotetia: ver transformação de semelhança.
  2. Transformação colinear: também dita colineação, é a transformação no espaço, em que pontos se transformam em pontos, retas em retas, e planos em planos.
  3. Transformação de homotetia: ver transformação de semelhança.
  4. Transformação de semelhança: transformação biunívoca que multiplica todas as distâncias por um fator positivo. Também dita transformação homotética, transformação de homotetia, ou ainda simplesmente homotetia.
  5. Transformação geométrica: termo genérico aplicado às transformações rotação, simeria ou translação, entre outras.
  6. Transformação homotética: ver transformação de semelhança.
  7. Transformação linear: a que transforma um conjunto de coordenadas em outro conjunto mediante uma expressão algébrica racional de primeiro grau nas coordenadas iniciais. Se o parâmetro de translação é nulo, torna-se uma transformação afim.
  1. Transformação topológica: qualquer mapeamento ou transformação que não vincule elementos de forma geométrica e sim as relações entre os entes.

Mídia

  • Transformation Journal: "Transformation" é um conceituado jornal que serve como um fórum para análises e debates sobre a sociedade da África do Sul em transição, bem como de regiões circunvizinhas, e as influencias do mercado global.

Música

  • Transformação (Música): qualquer operação ou processo que um compositor ou intérprete possa aplicar a uma variável musical, que pode envolver toda a peça.

Política e Sociologia

  • Política de transformação: processos interdisciplinares que visam criar condições desejáveis e sustentáveis em comportamento e em forma – para indivíduos, comunidades, organizações e sistemas — propostos como de fim e de utilidade sociais.

Psicologia

  • Mudança de caráter ou de atributos psicológicos, especialmente acentuada, como no contexto e no vocabulário da psicologia popular.

Química

Referências

Ver também

 

todas as traduções do transformação


Conteùdo de sensagent

  • definição
  • sinónimos
  • antónimos
  • enciclopédia

   Publicidade ▼

Últimas investigações no dicionário :

MAQUIES · CHECARDES · petronia · Medos · toyotismo · PERALEJOS · estudar · Jazz · FORAGIMO · Maracaibo ·
6581 visitantes em linha

calculado em 0,110s

   Publicidade ▼

   Publicidade ▼