» 
alemão búlgaro chinês croata dinamarquês eslovaco esloveno espanhol estoniano farsi finlandês francês grego hebraico hindi holandês húngaro indonésio inglês islandês italiano japonês korean letão língua árabe lituano malgaxe norueguês polonês português romeno russo sérvio sueco tailandês tcheco turco vietnamês
alemão búlgaro chinês croata dinamarquês eslovaco esloveno espanhol estoniano farsi finlandês francês grego hebraico hindi holandês húngaro indonésio inglês islandês italiano japonês korean letão língua árabe lituano malgaxe norueguês polonês português romeno russo sérvio sueco tailandês tcheco turco vietnamês

definição - vilão

definição - Wikipedia

   Publicidade ▼

sinónimos - vilão

ver também - vilão

vilão (n.)

Servidão, sujeição, vassalagem

   Publicidade ▼

locuções

dicionario analógico




Wikipedia

Vilão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Estereótipo clássico para vilões utilizado em muitos desenhos animados, onde notavelmente a expressão facial evidencia insanidade.

Vilão era, na Idade Média, uma pessoa não pertencente à nobreza. Modernamente, o termo "vilão" é usado, para se referir a alguém que pratica actos indígnos.


Índice

Etimologia

A palavra "vilão" refere-se ao habitante de a uma vila. Poderá ter origem na palavra latina "villanus", referindo-se a alguém ligado a uma villa - uma grande quinta ou plantação agrícola, no Império Romano - significando, portanto, um camponês. Na Idade Média, o termo passou a equivaler a um não nobre. Significando alguém não nobre, o termo "vilão" passou, modernamente, a ser usado para se referir a alguém que pratica actos não nobres ou indígnos, como o roubo, o homicídio ou a violação.


Idade Média

Na época do Feudalismo, o vilão era um descendente de camponeses livres, que, assim, poderia deixar o feudo se o quisesse. Tal como os servos, os vilões deviam aos senhores o pagamento da talha e a corvéia.

No Portugal medieval, o termo "vilão" referia-se a um cidadão de uma cidade, vila ou concelho, não pertencendo à nobreza. Os vilões com condições económicas e sociais mais elevadas, ascendiam a cavaleiros-vilãos, sendo obrigados a possuir armas e cavalos, para combater como cavaleiros na hoste do Rei.


Narratologia

Em narratologia e nos estudos de literatura e roteiro, um vilão é a encarnação do mal em relatos históricos e trabalhos de ficção. Cumprem o papel de antagonista ante o herói/protagonista.

Geralmente é uma figura ardilosa, que utiliza suas habilidades com o intuito de prejudicar alguém ou conseguir algo que deseja de formas escusas. Muitas vezes com planos, que são aplicados ao longo da trama, prejudicando normalmente o protagonista, mas ao termino, é de praxe que para ter um final aceitável aos olhos do público, o vilão tem seu plano arruinado de forma heróica pelo personagem principal.

Existem alguns vilões que são facilmente encontrados nas historias, alguns exemplos:

Lorde das Trevas: Um vilão com forças diabólicas, normalmente possuem algum poder mágico, mas ligado as trevas, na maioria das vezes tem como objetivo dominar o mundo, ou galáxias. Geralmente são homens.

Gênio do mal: Esse utiliza sua inteligência para atingir seus objetivosNo Brasil o "vilão" tornou-se peça fundamental da teledramaturgia em telenovelas, caindo na graça dos autores e no desejo dos atores, pois todo ator sonha interpretar brilhantemente um personagem antagonista. são tipos de vilões da televisão os psicopatas, os mal-amados, os ambiciosos, os assassinos, e os vilões bem-humorados ou engraçados, que muitas vezes acabam conquistando o povo com grande sucesso.


Ver também


Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

 

todas as traduções do vilão


Conteùdo de sensagent

  • definição
  • sinónimos
  • antónimos
  • enciclopédia

   Publicidade ▼

Últimas investigações no dicionário :

2143 visitantes em linha

calculado em 0,109s

   Publicidade ▼

   Publicidade ▼